Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Entrevista com Amanda Vieira - O Vale das Borboletas


Bom dia meus amigos leitores que acessaram hoje, dia 19/01. Bem estou assim escrevendo com empolgação por causa da entrevista que acabou de chegar no meu e-mail toda respondida e muito boa. Foi uma das melhores que já fiz, quem sabe se o pessoal quiser não vai para minha coluna no jornal. Mas vamos parar de gracinhas e terminar logo com isso. Ai vai!



1- Estava vendo a ficha de seu livro, ela se passa aqui no Brasil,
isso deixa claro que você é bem brasileira. Fale-me sobre sua
motivação para escrever o livro, como surgiu?

À medida que eu lia diversos livros, eu percebi a enorme vontade de criar uma história que tivesse um pouco de tudo, romance, mistério, aventura, um livro que fosse para todos os gostos de leitura. Eu sempre queria mexer nas histórias que eu lia, mudar o final, um capítulo, então percebi que na verdade eu queria mesmo era escrever uma história só minha, com os personagens que eu iria criar. A inspiração para o livro veio em seguida, de um lugar lindo que também tem o nome do livro, localizado em Minas Gerais, um livro super brasileiro.


2- Quando escrevemos algo bom recebemos elogios e críticas.  Como foi
para você quando começou a tê-las?

Acredito que quando você se expõe deve estar preparado para ser rejeitado, é um risco que vale a pena correr, críticas construtivas são bem-vindas e ajudam qualquer profissional a crescer, a melhorar o seu trabalho, e é imaturidade ficar aborrecido quando você não agrada alguém. Por enquanto, até porque o livro está saindo da gráfica, só tenho recebido elogios, e é uma sensação maravilhosa, faz o meu dia ficar melhor e me dá mais incentivo para continuar escrevendo.

3- Seu livro é um romance que retrata algo que ainda não vimos na
literatura. Explique-me por que escolheu Borboletas?

Adorei essa pergunta, porque você conseguiu extrair exatamente o que eu queria do livro. Eu queria escrever algo diferente e único, um livro que não precisasse ter bruxas, vampiros, anjos ou qualquer criatura sobrenatural para ser mágico, acho que está faltando isso na literatura de hoje, não que eu não goste, na verdade ainda pretendo escrever algum livro nesse estilo, mas eu queria algo que fosse mais próximo do leitor, algo que ele pudesse se imaginar vivendo e foi então que surgiu O Vale das Borboletas, um livro que tem um pouco de tudo, amor, mistério, aventura e que às vezes parece surreal por explorar alguns fenômenos da natureza pouco conhecidos.

4- Na capa existe uma imagem como se fosse uma pintura. Qual a ligação
da pintura com o texto?

A pintura retrata uma das cenas mais importantes do livro, o clímax, na verdade, por isso não posso dizer muito. Além de mostrar o lugar onde a maioria das cenas acontecem, O Vale das Borboletas, que é o palco principal dessa história, um lugar fantástico, onde a natureza generosa caprichou em cada detalhe, com suas grutas exuberantes, cachoeiras majestosas e uma vegetação intensa, um lugar mágico onde as borboletas nunca vão embora.

5- Quando descobriu seu gosto como leitora e viu que podia escrever um livro?

Eu sempre gostei muito de ler e escrever, mas nunca tinha levado a sério. Outro dia encontrei uma pessoa que me lembrou de uma mania que eu tinha esquecido. Ela trabalhava em minha casa e eu costumava ler para ela algumas coisas que eu escrevia enquanto ela varria a casa. Quando criança, também escrevi e montei um livro com uma história que eu tinha criado e que depois eu perdi, mas a vida foi varrendo todos esses textos para debaixo de algum tapete que me fez tropeçar mais adiante, e a queda me fez enxergar que a coisa que mais me fazia feliz era poder dividir com as outras pessoas o que eu tinha de bom, afinal, Deus não acende uma luz para ser colocada debaixo da mesa. Comecei a escrever o meu primeiro livro por uma brincadeira, não imaginava que iria ficar tão bom a ponto de ser publicado, mas à medida que eu colocava no papel tudo que eu tinha criado e percebia a enorme facilidade que eu tinha para desenvolver a história, eu fiquei ainda mais apaixonada pela escrita e me considerei muito louca por não ter descoberto isso antes.

6- Quem mais a motivou para escrever o livro e quais os desafios para
escrevê-lo?

A pessoa que mais me incentivou a escrever foi o meu namorado, aliás, tudo começou com uma aposta, a brincadeira era ver quem escrevia um livro primeiro. É claro que ele nem começou, mas no dia seguinte eu rabiscava os primeiros capítulos em um caderno comum, mesmo não tendo ideia de como eu faria para digitar o texto depois. Na época, eu ainda não tinha o meu companheiro de escrita, um notebook, mas dizem que quando o discípulo está pronto o mestre aparece, e um mês depois eu já estava digitando o texto nele. Mas acredito que o maior desafio foi encontrar tempo para continuar a escrita, isso foi difícil e às vezes era o que mais me desanimava.

7- O que sentiu quando os livros chegaram fresquinhos da gráfica?

Os livros estão saindo da gráfica agora, por isso ainda não os recebi. Mas sem dúvida alguma, se posso prever a minha sensação, é que vai ser um dos dias mais felizes da minha vida, como receber nos braços o seu primeiro bebê, ver o seu sonho nas suas mãos é indescritível, nenhum dinheiro paga o valor de um único livro nas minhas mãos, porque um livro ou milhares dele têm o mesmo preço para mim.

8- Fale mais sobre você, sua vida, história, diga quem é Amanda Vieira?

Eu sou uma garota comum, mais ou menos tímida, mais ou menos vegetariana, que saiu de uma cidade pequena para buscar os seus sonhos. Atualmente eu estou cursando o último período de enfermagem na Universidade Estadual de Montes Claros e faço violão no Conservatório Lourenzo Fernandez. Tenho um violão rosa e um monte de livros que são os meus tesouros. Adoro chocolate branco e sorvete e mais que tudo, de uma boa gargalhada. Gosto de ficar em casa vendo um bom filme ou na companhia de algum amigo, sou extremamente sonhadora, com um pé na realidade e outro na lua e escrever é o que me faz realmente feliz.

9- O Vale das Borboletas terá uma continuação ou será só um único volume?

Por enquanto é um livro só, mas tudo depende da aceitação dos leitores, portanto essa é uma pergunta que será respondida por eles.

10- Deixe um recado aos leitores do Literafics.

Primeiro, eu quero agradecer ao espaço que você está abrindo aqui para que os leitores possam conhecer um pouco mais sobre mim e sobre o meu livro, muito obrigada mesmo, foi um prazer passar esse tempo com você. E aos leitores, convido-os a conhecer um lugar onde as borboletas nunca vão embora, uma história que vai tirar o fôlego de quem tiver coragem de se aventurar e um muito obrigada ao enorme carinho que me dão.
Sintam-se todos abraçados por mim.

Espero que tenham gostado pessoal, até a próxima postagem.

7 comentários:

Estou visitando este blog pela primeira vez e gostando muito!
Adorei a entrevista! Na verdade foi o que me atraiu para cá, já que vi o livro da Amanda nas redes sociais, estou encantada pela capa e pela sinopse e queria conhecer mais um pouco sobre ela.
Meus parabéns à autora e meus votos de muito sucesso!

Parabéns também pelo blog que já me conquistou (estou seguindo!) por apoiar autores nacionais!

Beijocas,

Lu
www.equinocioaprimavera.blogspot.com

Amandinha parabéns pela entrevista, pude conhecer uma pouco mais da minha amiga sonhadora. Você está se tornando exemplo de ser escritora jovem em um tempo que o desenvolvimento tecnológico afasta tantos jovens da leitura e principalmente da escrita. Estou muito orgulhosa de você. Que Deus abençoe o seu caminhar! Abraços!

sei que o livro ainda está em pré venda, mas ja comprei o meu e estou na expectativa. a sinopse e a capa me chamou muito a atenção, o que me deixou um pouco curioso também é de como este livro está sendo comentado! parabéns a autora que me parece que entrou no munto dos escritores arrebentando!

O universo feminino em foco, muito interessante Amanda.

Oi gente, vim aqui agradecer aos comentários de vocês,
estou muito feliz com todo o incentivo que me dão.
Muitos abraços:)

Fico muito feliz por ver seu desenvolvimento como escritora Amandinha! É muito legal ver como ainda existem jovens que ainda valorizam a leitura e a escrita! Estou ansiosa para ler seu livro!
Aos leitores do Blog: não percam essa aventura! Eu não perderei!
Adorei a entrevista!! Bjs!!

Oi Amanda, eu li seu livro em um dia só, eu fiquei fascinada com cada palavra das frases que eu lia, o livro é muito EXTREMAMENTE bom!!!

Beijos, e eu espero MUITO MUITO MUITO que tenha continuação, beijos!!!

Postar um comentário